Descongestionantes Nasais: Os perigos do uso excessivo

Descongestionantes Nasais - Otorrino Marco em Curitiba

Atualmente no Brasil, os descongestionantes nasais são um dos principais causadores de problemas por efeitos colaterais e uso incorreto de remédios. Só perdem para os anti-inflamatórios e os analgésicos.

O uso constante de descongestionantes nasais pode causar graves problemas à saúde, como taquicardia, elevação da pressão arterial, dependência e a chamada rinite medicamentosa. O risco pode ser ainda maior para hipertensos, cardíacos e crianças.

A Dependência causada pelos Descongestionantes Nasais

O uso constante pode inclusive causa dependência, que acontece por conta de substâncias como nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina, presentes na composição desses medicamentos.

Como as substâncias contraem os vasos sanguíneos, desobstruem as narinas. Por essa propriedade, as gotas devem ser evitadas por cardíacos e hipertensos. Horas depois, o remédio provoca sensação contrária, dilatando as narinas.

Não são só as substâncias responsáveis pelo princípio ativo dos descongestionantes nasais que provocam problemas com o uso excessivo. O cloreto de benzalcônio, conservante utilizado nas gotas, também contribui para o círculo vicioso de obstrução das narinas. A substância faz parte da formulação da maior parte dos descongestionantes, incluindo os tidos como inofensivos e usados com freqüência em crianças.

Confira o vídeo a seguir com os detalhes sobre os problemas causados pelo uso excessivo dos Descongestionantes Nasais

A Melhor alternativa ao Descongestionante Nasal

A lavagem nasal é uma prática antiga de cuidado das vias aéreas superiores que se originou na tradição médica Ayurveda. A lavagem nasal é muito indicada para tratamento de rinossinusite crônica e rinite alérgica e também para tratar e prevenir infecções das vias aéreas, especialmente em crianças.

Saiba como fazer a Lavagem Nasal neste post do Blog do Otorrino Marco

Descongestionantes Nasais e a Lavagem Nasal

Mediadores inflamatórios de doenças crônicas do nariz ou mesmo da rinite alérgica, podem ser removidos da cavidade nasal com essa lavagem. Essa remoção deixa sua cavidade nasal e os seios da face mais limpos.

O bicarbonato possui uma função enzimática que ajuda ainda mais a remover a sujeira que fica presa dentro do nariz.

A lavagem é muito segura e é utilizada no pós-operatório de cirurgias nasais, no tratamento de sinusite crônica e rinite alérgica.

É muito indicada para crianças em idade escolar, que estejam sujeitas a diversas infecções de via aérea superior de repetição. A lavagem nasal tirar todas as bactérias e vírus que podem causar essas infecções.

Então, faça uso desse método simples e muito eficaz, que também ajuda a evitar que você tome muito medicamentos no dia-a-dia.

Marque uma consulta médica caso você manifeste sintomas persistentes de rinite e rinossinusite.

Procurando Otorrino em Curitiba?

TIRE SUAS DÚVIDAS E/OU AGENDE UMA CONSULTA
Ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato e agende sua consulta com o Otorrino Marco.

2069 – Água Verde – Curitiba – PR.

CONTATO: (41) 3314-1500 | Whatsapp: (41) 99875-1899

Responsável Técnico: Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos- CRM 14719 | RQE 7778