Tratamentos para Sinusite Aguda.

Conheça os tratamentos para sinusite aguda, ou rinossinusite aguda que é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, estruturas que ficam ao redor das cavidades nasais.

Tratamentos para Sinusite Aguda - Otorrino Marco

Quando não são realizados os tratamentos para sinusite aguda, ou quando acontece por micro-organismos resistentes ou associados a uma imunidade enfraquecida, por exemplo, ela pode evoluir para uma sinusite crônica, com sintomas que persistem e que ultrapassam os 3 meses.

Quais os sintomas da Sinusite Aguda?

Os sintomas mais comuns que costumam surgir em um quadro de sinusite aguda são:

• Dor nasal ou facial, geralmente na região do seio da face inflamado, que é pior durante a manhã;
• Dor de cabeça, que piora ao deitar ou abaixar a cabeça;
• Obstrução e secreção nasal, geralmente amarelada ou esverdeada;
• Tosse que piora ao deitar;
• Febre de cerca de 38ºC, está presente em metade dos casos;
• Mau hálito.

Muitas vezes, pode ser difícil diferenciar, somente pelos sintomas, a causa da sinusite aguda, mas, na maioria das vezes, é provocada por um resfriado ou um surto de rinite alérgica, que também podem provocar sintomas como dor de garganta, conjuntivite e espirros.

Quais as Causa da Sinusite Aguda?

Na maioria das vezes, acontece por uma infecção viral ou alérgica, por crise de rinite alérgica, e apenas em alguns casos há infecção bacteriana, mas pode ser difícil diferenciar as causas, pois todas provocam sintomas semelhantes como tosse, dor no rosto e secreção nasal.

Quais os Tratamentos para Sinusite Aguda?

Os tratamentos para a sinusite aguda, geralmente, são feitos com remédios para aliviar os principais sintomas causados pela inflamação, prescritos pelo otorrinolaringologista.

Desta forma, o tratamento para sinusite, normalmente, inclui o uso de remédios como:

• Analgésicos e anti-inflamatórios como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, por exemplo, para aliviar a dor de cabeça e dos ossos da face, e diminuir a inflamação dos seios nasais;
• Sprays nasais como Fluticasona ou Mometasona, por exemplo, sob orientação do médico, que servem para reduzir a inflamação dos seios nasais e aliviar a congestão nasal, coriza, coceira e espirros;
• Corticóides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação dos seios nasais;
• Antibióticos, como a Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, são recomendados pelo médico somente para o tratamento da sinusite bacteriana, ou seja, quando é causada por uma infecção por bactérias;
• Descongestionantes nasais contenham Nafazolina, Oximetazolina ou Tetrahidrazolina, como o Sorine, por exemplo, ajudam a melhorar os sintomas, mas devem ser feito com cautela, por menos de 3 semanas, pois causam efeito rebote e dependência.

Saiba Mais sobre a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal

SINUSITE AGUDA

A sinusite aguda, ou rinossinusite aguda, é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, estruturas que ficam ao redor das cavidades nasais.

Para ser classificada como sinusite aguda, a inflamação deve durar no máximo 4 semanas, e seus sintomas devem melhorar naturalmente ou com o tratamento prescrito pelo otorrinolaringologista. Quando não é tratada, ou quando acontece por micro-organismos resistentes ou associados a uma imunidade enfraquecida, por exemplo, ela pode evoluir para uma sinusite crônica, com sintomas que persistem e que ultrapassam os 3 meses.

Os sintomas mais comuns que costumam surgir em um quadro de sinusite aguda são:

• Dor de cabeça, que piora ao deitar ou abaixar a cabeça;
• Obstrução e secreção nasal, geralmente amarelada ou esverdeada;
• Tosse que piora ao deitar;
• Febre de cerca de 38ºC, está presente em metade dos casos;
• Mau hálito.

O tratamento para a sinusite aguda, geralmente, é feito com remédios para aliviar os principais sintomas causados pela inflamação, prescritos pelo otorrinolaringologista.