Tratamentos para Apneia do Sono.

Conheça os tratamentos para apneia do sono, um distúrbio que causa parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, resultando em roncos e num descanso pouco relaxante que não permite recuperar as energias.

Assim, além de sonolência durante o dia, esta doença provoca sintomas como dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e até impotência.

Tratamentos para Apneia do Sono | Otorrino Marco - Curitiba

Para identificar a apneia obstrutiva do sono, deve-se notar a presença dos seguintes sintomas:

• Roncar durante o sono;
• Acordar várias vezes à noite, mesmo que por poucos segundos e de forma imperceptível;
• Apresentar paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
• Ter excesso de sono e cansaço durante o dia;
• Acordar para urinar ou perder urina durante o sono;
• Ter dor de cabeça pela manhã;
• Diminuir o rendimento nos estudos ou trabalho;
• Ter alterações da concentração e da memória;
• Desenvolver irritabilidade e depressão;
• Ter impotência sexual.

Quais as Causa da Apneia do Sono?

A apneia do sono acontece devido a um estreitamento nas vias respiratórias, na região do nariz e garganta, que acontece, principalmente, por uma desregulação na atividade dos músculos da região da garganta chamada faringe, que pode estar excessivamente relaxada ou estreitada durante a respiração. Além disto, existem hábitos de vida que aumentam o risco de desenvolver uma apneia obstrutiva do sono, como o excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de remédios para dormir.

Ela é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade, e a quantidade e intensidade dos sintomas varia de acordo com a gravidade da apneia, que é influenciada por fatores como excesso de peso e anatomia das vias respiratórias da pessoa, por exemplo.

Quais os Tratamentos para Apneia do Sono?

Existem algumas alternativas de tratamentos para apneia do sono:

CPAP: é um aparelho, semelhante a uma máscara de oxigênio, que empurra o ar para as vias aéreas e facilita a respiração e melhora a qualidade do sono. É o principal tratamento para a apnéia do sono.

Cirurgia: é feita nos pacientes que não melhoram com uso de CPAP, que pode ser uma forma de cura da apneia, com a correção do estreitamento ou obstrução do ar nas vias respiratórias, correção de deformidades na mandíbula ou a colocação de implantes.

Correção de hábitos de vida: é importante deixar hábitos que podem estar piorando ou desencadeando uma apnéia do sono, como fumar ou ingerir substâncias que causam sedação, além de ser muito importante perder peso.

Os sinais de melhora podem demorar algumas semanas para serem notados, mas já se pode perceber a diminuição do cansaço ao longo do dia devido ao sono mais restaurador.

Os tratamentos para apneia do sono são importantes pois, além de diminuir a quantidade de roncos e incomodar menos as pessoas ao redor, também previne o surgimento de complicações e doenças desencadeadas por este distúrbio, como: hipertensão arterial, diabetes tipo 2, insuficiência cardíaca, arritmia, infarto e AVC.

Saiba Mais sobre a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal

APNEIA DO SONO

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio que causa parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, resultando em roncos e num descanso pouco relaxante que não permite recuperar as energias.

• Roncar durante o sono;
• Apresentar paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
• Ter excesso de sono e cansaço durante o dia;
• Acordar para urinar ou perder urina durante o sono;
• Ter dor de cabeça pela manhã;
• Diminuir o rendimento nos estudos ou trabalho;
• Ter alterações da concentração e da memória;
• Desenvolver irritabilidade e depressão;
• Ter impotência sexual.

Para tratar a apnéia do sono, existem algumas alternativas:

O tratamento da apnéia do sono é importante pois, além de diminuir a quantidade de roncos e incomodar menos as pessoas ao redor, também previne o surgimento de complicações e doenças desencadeadas por este distúrbio, como: hipertensão arterial, diabetes tipo 2, insuficiência cardíaca, arritmia, infarto e AVC.