Tratamentos para Polipose Nasal.

Conheça os tratamentos para polipose nasal.

O que é Polipose Nasal?

A polipose nasal é identificada como um crescimento anormal de tecido no revestimento do nariz, que se assemelha a pequenas uvas ou lágrimas grudadas no interior do nariz. Embora alguns possam se desenvolver no início do nariz e ser visíveis, a maioria cresce nos canais interiores ou nos seios nasais, não sendo observáveis, mas podendo levar ao surgimento de sintomas como coriza constante, sensação de nariz entupido ou dor de cabeça persistente, por exemplo.

Enquanto alguns pólipos podem não causar qualquer sinal e ser identificados por acaso durante um exame de rotina ao nariz, outros causam vários sintomas e podem precisar ser removidos através de cirurgia.

Assim, sempre que existir suspeita de polipose nasal, é aconselhado consultar um otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, para aliviar os sintomas

Tratamentos para Polipose Nasal - Otorrino Marco | Curitiba

Quais os sintomas da Polipose Nasal?

Um dos sintomas mais característicos da polipose nasal é o surgimento de uma sinusite crônica que demora mais de 12 semanas para desaparecer, no entanto, outros sintomas podem incluir:

• Coriza constante;
• Sensação de nariz entupido;
• Diminuição da capacidade de cheiro e paladar;
• Dor de cabeça frequente (Enxaquecas);
• Sensação de peso no rosto;
• Respirar pela boca;
• Dor nos dentes superiores;
• Ronco durante o sono.

Existem também vários casos em que os pólipos nasais são muito pequenos e, por isso, não causam qualquer tipo de alteração, não provocando sintomas. Nestes casos, os pólipos geralmente são identificados durante exames de rotina ao nariz ou vias respiratórias.

Quais as Causas da Polipose Nasal?

Os pólipos são mais frequentes em pessoas que têm problemas respiratórios que causam irritação constante da mucosa nasal. Assim, algumas causas que aumentam o risco da polipose nasal incluem:

• Sinusite Crônica;
• Asma;
• Rinite alérgica;
• Infecções crônicas nos seios nasais;
• Síndrome de Churg-Strauss;
• Fibrose cística.

No entanto, também existem vários casos em que os pólipos surgem sem qualquer tipo de histórico de alterações no sistema respiratório, podendo até estar relacionados a uma tendência hereditária.

Quais os Tratamentos para Polipose Nasal?

Os tratamentos para a polipose nasal geralmente são feitos para tentar aliviar os sintomas provocados pela sinusite constante. Assim, o médico pode recomendar o uso de corticóides nasais em spray que devem ser aplicados 1 a 2 vezes por dia para diminuir a irritação do revestimento do nariz.

Porém, nos casos em que não existe melhora dos sintomas, mesmo após algumas semanas de tratamento, o otorrinolaringologista pode aconselhar a realização da Cirurgia Endoscópica Nasossinusal para a retirada dos pólipos.

POLIPOSE NASAL

.

• Coriza constante;
• Sensação de nariz entupido;
• Diminuição da capacidade de cheiro e paladar;
• Dor de cabeça frequente (Enxaquecas);
• Sensação de peso no rosto;
• Respirar pela boca;
• Dor nos dentes superiores;
• Ronco durante o sono.

• Sinusite Crônica;
• Asma;
• Rinite alérgica;
• Infecções crônicas nos seios nasais;
• Síndrome de Churg-Strauss;
• Fibrose cística.

O tratamento para a polipose nasal geralmente é feito para tentar aliviar os sintomas provocados pela sinusite constante. Assim, o médico pode recomendar o uso de corticoides nasais em spray que devem ser aplicados 1 a 2 vezes por dia para diminuir a irritação do revestimento do nariz.