CIRURGIA ENDOSCÓPICA NASOSSINUSAL

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal com anestesia e sedação local é um método cirúrgico inovador, realizada com uso dos endoscópios (pequenas câmeras), que permite uma rápida recuperação e maior precisão no tratamento de Sinusite Crônica, Polipose Nasal, Tumores de Nariz, entre outros procedimentos.

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é um procedimento que pode ser utilizado no tratamento cirúrgico de diversas doenças respectivas ao nariz e seios da face, sendo indicado para:

• Rinossinusite ou Sinusite Crônica
• Polipose Nasal
• Tumores de Nariz
• Cistos de Seios Paranasais
• Entre outras

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal possui um alto índice de precisão devido ao avanço na implementação de vídeos no procedimento, possíveis através de microscópios acoplados à uma microcâmera, conhecido como endoscópio. O uso deste endoscópio permite que estruturas normais dentro do nariz não precisem ser atingidas na cirurgia visto que o endoscópio conduz o cirurgião diretamente ao local do problema, além de evitar que cortes externos na face sejam necessários. Isto reduz significativamente o dano operatório dentro da cavidade nasal,fazendo com que a recuperação da cirurgia nasossinusal com endoscopia seja mais tranquila.

Este endoscópio ainda permite que uma série de doenças possam ser tratadas. Confira o procedimento especifico para cada indicação:

Sinusite Crônica ou Rinossinusite

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal preconiza pacientes que apresentam rinossinusite, isto é, sinusite de repetição ou uma sinusite crônica que ocorre por um período maior do que semanas sem melhoras através do uso de antibióticos.

A cirurgia endoscópica vem para retirar a secreção do mucopurulenta que fica por dentro das cavidades nasais, fazendo com que ocorra a drenagem dessa secreção. Através do remodelamento arquitetônico, ocorre a ampliação da cavidade dos seios da face em comunicação com o nariz, aumentando assim a ventilação na área. Desta maneira, evita-se que novas secreções fiquem armazenadas no seio da face, produzindo novamente a sinusite. Este remodelamento arquitetônico que a cirurgia permite, na grande totalidade das vezes, impede que novas sinusites ocorram.

Polipose Nasal

A polipose nasal ocorre devido à produção excessiva de secreção nos pólipos nasais, causando tosse crônica ou doenças pulmonares como bronquite e asma. Em muitos casos, a cirurgia é inevitável. O procedimento cirúrgico remove estes pólipos e faz com que os mediadores inflamatórios que ficam dentro da cavidade nasal causando sintomas de secreção, sinusite, catarro, de obstrução nasal e de doenças pulmonares sejam reduzidos.

O paciente deve ter em mente que é a cirurgia é somente uma parte do tratamento clinico que deve ser implementado, pois esta é uma doença crônica que deverá ser tratada para o resto da vida.

Cistos e Tumores Nasais

O procedimento da Cirurgia Endoscópica Nasossinusal para retirada de tumores nasais está diretamente relacionado às especificidades e o tipo do tumor que o paciente apresenta. Geralmente, a cirurgia endoscópica é um dos tratamentos para retirada de tumores minimamente invasivos em comparação com outras possibilidades de tratamento. No entanto, a cirurgia pode ser parte de um tratamento que também envolve radioterapia, principalmente quando se trata de um tumor com maior tamanho.

Usualmente, a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é realizada com a anestesia local, porém, dependendo da amplitude do tumor a cirurgia pode ser realizada com anestesia geral. O objetivo desta cirurgia é retirar todo o tumor e a menor quantidade possível de tecido regular adjacente, de forma que o paciente após o procedimento possa manter intacta sua aparência e as funções de fala, respiração, mastigação, visão e afins.

Exames Pré-Operatórios.

Imprescindíveis, os exames pré-operatórios são a certeza de que a sua cirurgia ocorrerá de forma tranquila. Para realizar a sua cirurgia endoscópica nasossinusal com conforto e segurança será aplicada uma medicação sedativa e anestesia local, por isso, solicitamos os seguintes exames:

• Hemograma: serve para identificar anemias e infecções que podem complicar os procedimentos cirúrgicos, bem como, medir o nível de creatinina no sangue para avaliar a função renal do paciente. É também fundamental analisar os níveis de açúcar no sangue (a glicemia de jejum) e se há ocorrência de diabetes pois o paciente deverá realizar jejum de 8h para realização do procedimento.

• Eletrocardiograma: apesar da anestesia local com sedação apresentar baixa sobrecarga cardiológica, por precaução, solicitamos o eletrocardiograma como um exame de rotina para avaliar a função cardiológica do paciente.

Consulta pré-anestésica

Com os exames em mãos, será realizada uma consulta com o profissional anestesista para uma avaliação completa dos resultados do exame, onde o paciente será orientado se demais especificidades forem necessárias.

Pré-Operatório

• Lembre-se de realizar o jejum nas 8h que antecedem sua cirurgia.

• Após todas estas etapas, basta somente relaxar.

• Ao chegar no hospital, dirija-se ao setor de internamento, onde será encaminhado para o quarto. No horário de sua cirurgia, uma enfermeira o conduzirá ao centro cirúrgico, você irá deitar sob a cama cirúrgica para a aplicação do sedativo. Logo, você cairá em um sono profundo e relaxante então, será realizada a anestesia local. Não se preocupe! Esta é uma cirurgia com alto índice de conforto.

Pós-Operatório

Alguns cuidados necessários para um pós-operatório tranquilo:

O Paciente deve permanecer em repouso.

Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, sempre que possível, permaneça deitado numa posição levemente inclinada, ou seja, com o apoio de dois ou três travesseiros. Evite levantar, deslocando-se somente em caminhadas rápidas para utilizar o banheiro ou para alimentação.

Sempre que o paciente se mantem em pé ou sentado sem necessidade, sangramentos nasais podem ocorrem.

Nunca deve-se assoar o Nariz.

Uma das principais causas do sangramento pós-operatório é o ato de assoar o nariz, evite esta prática. Sempre que houver necessidade, espirre com a boca aberta.

Mantenha uma Alimentação Saudável.

Evite consumir alimentos pesados.

Atente-se a higienização da Cavidade Nasal.

Utilize um cotonete com água morna para remover as crostas na entrada da cavidade nasal, além de higiene, a prática alivia o desconforto causado ao paciente. Sempre lave o nariz com soro fisiológico, que pode ser em formato de spray ou jato.

Utilize somente medicamentos recomendados pelo seu médico.