SINUSITE CRÔNICA
Sintomas, Causas e Tratamentos.
O que é a
Sinusite Crônica?
A sinusite crônica (inflamação da mucosa dos seios da face) é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse que ocorre por semanas consecutivas e não apresenta melhoras com o uso de antibióticos.
É muito importante que a sinusite seja tratada adequadamente, pois existe o risco de surgimento de complicações como crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos ou, até, abscessos cerebrais.
Quais os
Sintomas?
Os sintomas da sinusite crônica duram mais do que 12 semanas, e podem acontecer após um ou vários episódios de sinusite aguda, em que há febre, dor no corpo e intensa secreção nasal. Na fase crônica, os principais sintomas são:
• Dor na face ou dor de cabeça que piora ao abaixar a cabeça ou deitar;
• Dor persistente localizada nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e em volta dos olhos;
• Secreção pelo nariz, de cor amarelada ou esverdeada;
• Sangramentos pelo nariz;
• Sensação de pressão dentro da cabeça, obstrução do nariz e ouvido e tontura;
• Tosse crônica, que piora ao deitar;
• Congestão nasal;
• Dores no ouvido e garganta;
• Redução ou perda do olfato;
• Mau hálito constante.
Além disso, quando a sinusite tem causa alérgica ou acontece em pessoas com histórias de alergia ou rinite, pode haver crises de asma, coceira no nariz e garganta, além de piora dos sintomas quando contato com substâncias como poeira.
Quais as
Causas?
A sinusite pode ocorrer por diversos fatores como bactérias, fungos, vírus, agentes infecciosos e até devido a reações alérgicas. Existem também fatores de risco para o surgimento da sinusite, como por exemplo, a presença de pólipos nasais, desvio de septo nasal, doenças que afetem a imunidade (fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outras), infecções respiratórias e até infecções odontológicas.
Todos estes fatores atrapalham a drenagem da secreção presente nos seios da face, contribuindo para a inflamação da mucosa presente nas cavidades ósseas ao redor do olhos, nariz e maçãs do rosto.
Quais os
Tratamentos?
A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é o principal tratamento indicado para o paciente que possui sinusite crônica. O objetivo da cirurgia é ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, que podem estar fechados e impedindo a drenagem da secreção, que fica acumulada e estimula a proliferação de fungos e bactérias.
Durante o tratamento da sinusite crônica, é recomendado o acompanhamento com o otorrino para investigar a causa da inflamação. Assim, apesar do diagnóstico da sinusite aguda ser feito através da avaliação clínica do médico e não precisar de exames, na sinusite crônica podem ser necessários exames como tomografia computadorizada da face, endoscopia nasal e coleta de amostras de secreções nasais para identificar o microorganismo e a causa exata do problema..