Turbinectomia em Curitiba: Saiba mais detalhes sobre o Procedimento.

Uma turbinectomia é um procedimento cirúrgico que é usado para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica. O procedimento pode ser realizado em conjunto com outros tipos de cirurgia como rinoplastia e septoplastia. Existem várias técnicas diferentes para este procedimento e cada um deles é útil em diferentes situações.

Veja mais informaçõe sobre a Turbinectomia realizada pelo Otorrino Marco em Curitiba no Hospital IPO.

Turbinectomia em Curitiba - Otorrino Marco

Para quem é indicada a Cirurgia?

O Tratamento Cirúrgico através da Turbinectomia é indicado para:

• Congestão nasal devido Hipertrofia de Corneto;
• Obstruções durante a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal;
• Tratamento cirúrgico em conjunto com Septoplastia para Apneia do Sono;

A Indicação mais comum para a Turbinectomia é para aliviar a congestão nasal que ocorre devido a inflamação dos cornetos. Devemos compreender que as principais funções do nariz são: aquecer, filtrar e umidificar o ar que vai para o seu pulmão.

Como é realizado o Procedimento?

A forma mais comum do procedimento envolve a remoção parcial ou total do osso conhecido como o cornetos nasais – pode ser realizada uma turbinectomia bilateral ou parcial. A turbinectomia parcial é um método de cirurgia de redução de corneto para reduzir a área inferior que às vezes é muito grande. Este osso encontra-se nas laterais do nariz. O corneto é protegido por uma membrana mucosa fina. Pessoas com alergias muitas vezes resolvem o problema depois de serem submetidos a este tipo de operação. Este procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia geral.

Durante uma turbinectomia parcial, a frente do corneto inferior é ressecada e removida com uma tesoura cirúrgica, incluindo a mucosa e osso. A parte da camada mucosa do corneto inferior medial e lateral são removidos. Alguma hemorragia secundária pode ocorrer. Este procedimento cria uma superfície grande ferida ao longo do corneto inferior e normalmente não preserva a aerodinâmica do corneto inferior.

Quais as Orientações para a Cirurgia?

Exames Pré-Operatórios.

Imprescindíveis, os exames pré-operatórios são a certeza de que a sua cirurgia ocorrerá de forma tranquila. Para realizar a sua septoplastia Endoscópica com conforto e segurança será aplicada uma medicação sedativa e anestesia local, por isso, solicitamos os seguintes exames:

• Hemograma: serve para identificar anemias e infecções que podem complicar os procedimentos cirúrgicos, bem como, medir o nível de creatinina no sangue para avaliar a função renal do paciente. É também fundamental analisar os níveis de açúcar no sangue (a glicemia de jejum) e se há ocorrência de diabetes pois o paciente deverá realizar jejum de 8h para realização do procedimento.

• Eletrocardiograma: apesar da anestesia local com sedação apresentar baixa sobrecarga cardiológica, por precaução, solicitamos o eletrocardiograma como um exame de rotina para avaliar a função cardiológica do paciente.

Consulta pré-anestésica

Com os exames em mãos, será realizada uma consulta com o profissional anestesista para uma avaliação completa dos resultados do exame, onde o paciente será orientado se demais especificidades forem necessárias.

Pré-Operatório

• Lembre-se de realizar o jejum nas 8h que antecedem sua cirurgia.

• Após todas estas etapas, basta somente relaxar.

• Ao chegar no hospital, dirija-se ao setor de internamento, onde será encaminhado para o quarto. No horário de sua cirurgia, uma enfermeira o conduzirá ao centro cirúrgico, você irá deitar sob a cama cirúrgica para a aplicação do sedativo. Logo, você cairá em um sono profundo e relaxante então, será realizada a anestesia local. Não se preocupe! Esta é uma cirurgia com alto índice de conforto.

Pós-Operatório

O Paciente deve permanecer em repouso.

Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, sempre que possível, permaneça deitado numa posição levemente inclinada, ou seja, com o apoio de dois ou três travesseiros. Evite levantar, deslocando-se somente em caminhadas rápidas para utilizar o banheiro ou para alimentação.

Sempre que o paciente se mantem em pé ou sentado sem necessidade, sangramentos nasais podem ocorrem.

Nunca deve-se assoar o Nariz.

Uma das principais causas do sangramento pós-operatório é o ato de assoar o nariz, evite esta prática. Sempre que houver necessidade, espirre com a boca aberta.

Mantenha uma Alimentação Saudável.

Evite consumir alimentos pesados.

Atente-se a higienização da Cavidade Nasal.

Utilize um cotonete com água morna para remover as crostas na entrada da cavidade nasal, além de higiene, a prática alivia o desconforto causado ao paciente. Sempre lave o nariz com soro fisiológico, que pode ser em formato de spray ou jato.

Utilize somente medicamentos recomendados pelo seu médico.

Geralmente, recomenda-se o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para uma recuperação mais rápida e confortável. Para sua segurança, siga as orientações do seu médico a respeito dos medicamentos indicados para o seu caso.

TURBINECTOMIA

O Tratamento Cirúrgico através da Turbinectomia é indicado para:

• Congestão nasal devido Hipertrofia de Corneto;
• Obstruções durante a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal;
• Tratamento cirúrgico em conjunto com Septoplastia para Apneia do Sono;

funções do nariz são: aquecer, filtrar e umidificar o ar que vai para o seu pulmão. Os responsáveis por isto são chamados de cornetos, são estruturas dentro da cavidade nasal que, normalmente, devem apresentar um tamanho que permita que o ar passe entre eles e o septo nasal. Porém, em muitos casos ocorre o um aumento do tamanho destes cornetos, por diversos fatores, podendo ser uma alergia, uma inflamação ou simplesmente uma condição constitucional do paciente, causando congestão nasal. Em alguns casos, o tamanho dos cornetos podem dificultar outro procedimento cirúrgico.

Exames Pré-Operatórios.

Imprescindíveis, os exames pré-operatórios são a certeza de que a sua cirurgia ocorrerá de forma tranquila. Para realizar a sua cirurgia de Turbinectomia com conforto e segurança será aplicada uma medicação sedativa e anestesia local, por isso, solicitamos os seguintes exames:

Consulta pré-anestésica

Pré-Operatório

• Lembre-se de realizar o jejum nas 8h que antecedem sua cirurgia.

• Após todas estas etapas, basta somente relaxar.

Pós-Operatório

Alguns cuidados necessários para um pós-operatório tranquilo:

O Paciente deve permanecer em repouso.

Nunca deve-se assoar o Nariz.

Mantenha uma Alimentação Saudável.

Evite consumir alimentos pesados.

Atente-se a higienização da Cavidade Nasal.

Utilize somente medicamentos recomendados pelo seu médico.