Sinustite Crônica
A sinusite crônica (inflamação da mucosa dos seios da face) é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse que ocorre por semanas consecutivas e não apresenta melhoras com o uso de antibióticos.
É muito importante que a sinusite seja tratada adequadamente, pois existe o risco de surgimento de complicações como crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos ou, até, abscessos cerebrais.
Quais são os sintomas?
O Tratamento Cirúrgico através da Turbinectomia é indicado para:
• Congestão nasal devido Hipertrofia de Corneto;
• Obstruções durante a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal;
• Tratamento cirúrgico em conjunto com Septoplastia para Apneia do Sono;
A Indicação mais comum para a Turbinectomia é para aliviar a congestão nasal que ocorre devido a inflamação dos cornetos. Devemos compreender que as principais
funções do nariz são: aquecer, filtrar e umidificar o ar que vai para o seu pulmão. Os responsáveis por isto são chamados de cornetos, são estruturas dentro da cavidade nasal que, normalmente, devem apresentar um tamanho que permita que o ar passe entre eles e o septo nasal. Porém, em muitos casos ocorre o um aumento do tamanho destes cornetos, por diversos fatores, podendo ser uma alergia, uma inflamação ou simplesmente uma condição constitucional do paciente, causando congestão nasal. Em alguns casos, o tamanho dos cornetos podem dificultar outro procedimento cirúrgico.
Quais são as Causas?
A sinusite pode ocorrer por diversos fatores como bactérias, fungos, vírus, agentes infecciosos e até devido a reações alérgicas. Existem também fatores de risco para o surgimento da sinusite, como por exemplo, a presença de pólipos nasais, desvio de septo nasal, doenças que afetem a imunidade (fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outras), infecções respiratórias e até infecções odontológicas.
Todos estes fatores atrapalham a drenagem da secreção presente nos seios da face, contribuindo para a inflamação da mucosa presente nas cavidades ósseas ao redor do olhos, nariz e maçãs do rosto.
Quais são os Tratamentos?
A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é o principal tratamento indicado para o paciente que possui sinusite crônica. O objetivo da cirurgia é ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, que podem estar fechados e impedindo a drenagem da secreção, que fica acumulada e estimula a proliferação de fungos e bactérias.
Durante o tratamento da sinusite crônica, é recomendado o acompanhamento com o otorrino para investigar a causa da inflamação. Assim, apesar do diagnóstico da sinusite aguda ser feito através da avaliação clínica do médico e não precisar de exames, na sinusite crônica podem ser necessários exames como tomografia computadorizada da face, endoscopia nasal e coleta de amostras de secreções nasais para identificar o microorganismo e a causa exata do problema..