DESVIO DE SEPTO NASAL
Sintomas, Causas e Tratamentos.
O que é Desvio
de Septo Nasal?
O Desvio de Septo caracteriza-se pela obstrução nas narinas causada pelo septo nasal, isto é, a parede (formada por uma cartilagem e revestida por mucosas) que existe entre as cavidades nasais e que é responsável por dividir as narinas exatamente ao meio. No entanto, é comum, que esta parede não seja perfeitamente simétrica e ainda sim, possibilite a passagem de ar pelo nariz. Nos casos em que a assimetria do septo nasal cause a obstrução das narinas, impedindo ou dificultando a respiração do paciente identificamos como desvio de septo obstrutivo.
Dessa forma, as pessoas que possuem desvio de septo nasal devem consultar um otorrinolaringologista caso esteja atrapalhando o processo respiratório e a qualidade de vida da pessoa, sendo então avaliada a necessidade de correção cirúrgica do problema.
Quais os
Sintomas?
O principal sintoma do desvio de septo nasal é a dificuldade de respirar pelo nariz. Além disso, outros sintomas do desvio de septo são:
• Nariz congestionado;
• Sangramento no nariz;
• Sentir dificuldade ao respirar;
• Dores na face;
• Dificuldades para cair no sono;
• Roncar ao dormir;
Nos casos congênitos, o desvio do septo nasal pode não provocar qualquer sintoma e, geralmente, não necessita de tratamento.
Quais as
Causas?
O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos. A pessoa fere o nariz numa queda, num acidente automobilístico ou ao praticar esportes, por exemplo.
Quais os
Tratamentos?
A cirurgia (septoplastia) é indicada, quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. Nos casos em que ela se faça necessária, é importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal. O ideal, porém, é realizá-la a partir do final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. No entanto, se a alteração prejudicar muito a função respiratória, ela pode ser feita ainda na infância. Nessa idade, porém, é maior o risco de o desvio voltar.
A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele. Durante a cirurgia o médico faz uso de um pequeno aparelho com uma câmera para analisar melhor a estrutura óssea do nariz da pessoa para tornar o procedimento menos invasivo possível.
A cirurgia dura em média 2 horas e a pessoa pode ter alta no mesmo dia, dependendo da hora que foi feita a cirurgia, ou no dia seguinte.
A correção do desvio de septo pode ser fundamental nas cirurgias estéticas, para melhorar o aspecto do nariz.