ANOSMIA E HIPOSMIA

Os distúrbios do olfato têm ganhado grande importância nos últimos anos. No ser humano, o sentido da olfação é, provavelmente, o menos compreendido, por ser um fenômeno em grande parte subjetivo.

A anosmia e a hiposmia são termos que se referem à perda completa ou parcial do olfato, respectivamente. Além disso, é bem estabelecido que o sentido do olfato contribua fortemente para a percepção gustativa, de tal modo que pacientes com hipo ou anosmia têm grande dificuldade em perceber o gosto dos alimentos, perdendo assim o apetite e o prazer com a alimentação. Nesse sentido, a disfunção olfatória tem sido investigada como um dos sinais pré-clínicos mais precoces tanto na doença de Alzheimer (DA) como na doença de Parkinson (DP) esporádica.

A anosmia pode ser consequência de alguma doença ou de alguma condição que levou a este sintoma. O sintoma definidor da anosmia é a incapacidade de sentir odores, mas a anosmia também prejudica o paladar, pois 80% do sabor depende do olfato. Sem o olfato, a pessoa anósmica não pode diferenciar, por exemplo, um café sem açúcar de um purgante, já que os dois são amargos e são percebidos igualmente pelo paladar. Esse distúrbio do paladar pode levar a um desinteresse por comer, com consequente perda de peso.

Em relação à etiologia, são relatadas mais de 200 causas para os distúrbios olfatórios.

Entre essas, a maioria ocorre devido a quatro principais, excluída a hiposmia relacionada ao envelhecimento:

• Traumatismo cranioencefálico (TCE);
• Infecções das vias aéreas superiores (IVAS);
• Rinossinusite crônica (RSC);
• Pólipos nasais;

Essas causas constituem de 70%-85% de todas as causas de hiposmia.

Exames complementares:

A endoscopia nasal é útil no acesso à fenda olfatória, sendo em conjunto com a tomografia computadorizada os meios mais sensíveis para o diagnóstico de patologias derivadas da cavidade nasal, seios paranasais e encéfalo. A RNM é útil para avaliação do bulbo olfatório, tratos olfatórios e causas intracraniana de distúrbios da olfação.

Buscando ajuda médica Perda de olfato causada por resfriados, alergias e sinusites geralmente desaparecem por conta própria após alguns dias. Se isto não ocorrer, entre em contato com seu médico. Se a perda do olfato não ocorrer devido a esses problemas de revestimento interno do nariz, entre em contato com Otorrino Marco.